Pesquisadores encontram supernova mais recente da Via Láctea
Com o uso do telescópio de raios X Chandra, pesquisadores descobriram a supernova (explosão de uma estrela) mais recente de que se tem notícia na Via Láctea. O corpo espacial explodiu há cerca de 140 anos --antes, o evento desse tipo registrado como o mais novo foi o da supernova Cassiopeia A, que ocorreu por volta de 1680, segundo a Nasa (agência espacial norte-americana).
A explosão joga no espaço uma grande névoa de partículas e gás --cientistas afirmam que as supernovas foram as responsáveis por gerar grande parte dos elementos químicos pesados, como ouro e urânio que são encontradas na Terra.
De acordo com agência espacial dos Estados Unidos, encontrar uma supernova tão recente é o primeiro passo para entender melhor com que freqüência ocorrem explosões de estrelas.
Isso é importante porque as supernovas distribuem uma enorme quantidade de gás e elementos químicos pesados na região em que se encontram --elas podem inclusive estimular a formação de uma nova estrela. Atualmente, estima-se que ocorrem cerca de três explosões de estrelas por século na Via Láctea.
"Se as estimativas sobre as supernovas estiverem corretas, deve haver resquícios de cerca de dez explosões de supernovas que são mais novas que a Cassiopeia A", afirma David Green, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que dirigiu o estudo. "É ótimo finalmente encontrar uma delas".
Fonte: Folha Online
0 comentários:
Postar um comentário