10 coisas para "Turbinar" o seu blog
Quando pensei em criar um blog tinha diversas dificuldades sobre o que poderia adicionar no blog para que ele pudesse ter o melhor conteúdo, a melhor aparência e também uma funcionalidade ideal para quem estivesse navegando, a questão do conteúdo eu resolvi, ou quase, hehe ... porém o restante aos poucos eu já venho consertando também, até recebo elogios de algumas pessoas que passam por aqui eu eu AGRADEÇO IMENSAMENTE A ELAS, então resolvi deixar aqui alguns recursos que eu usei, outros que eu li em revistas e em sites espalhados pela net que podem minimizar essas dificudades que eu passei. E o melhor de tudo é que não há a necessidade de saber muito sobre HTML e etc. Tudo isso é feito copiando trechos simples de HTML para o modelo de página do blog, o que é feito pela própria interface de administração. Conheça, a seguir, dez dos melhores serviços para adicionar a seu blog.
Google Analytics
Um dos melhores serviços de análise de tráfego em páginas web e blogs é gratuito, cortesia do onipresente Google. O Analytics gera relatórios detalhados de tráfego, com origens dos visitantes, tráfego por data, e muito mais. O serviço ainda é integrado ao Adwords do Google, o que ajuda a quem quer ganhar dinheiro com propaganda no blog. Os relatórios de tráfego do Analytics podem ser enviados automaticamente por e-mail, mas a tela de administração das estatísticas é tão interessante que fica difícil não a visitar sempre.
Confira: Google Analytics
Widgetbox
O Widgetbox tem opções interessantes de módulos para blogs, com jogos e suporte a arrecadação de dinheiro pelo site. Um recurso interessante é o Blogify, que transforma um blog em um módulo. É útil para disponibilizar os últimos posts de blogs parceiros em seu diário virtual. Ao contrário do Google Gadgets, o Widgetbox exige o cadastro para utilização dos módulos. Apesar dessa chatice, isso é útil para controlar a freqüência de uso de cada módulo. Gratuito.
Confira: Widgetbox
Google Gadgets
Mais que um simples adendo, o Google Gadgets traz uma lista de mais de 11 mil opções para incrementar seu blog. Há opções da casa, como um Google Talk para páginas web ou visualizador de compromissos na Google Agenda. Mas existem itens para qualquer gosto, como jogos, previsão do tempo, salas de bate-papo, entre outros. É possível modificar o tamanho do módulo ou sua cor, para combinar com o blog.
Google Reader
Quem usa o Google Reader para ler as últimas notícias pode manter uma seleção delas disponível em seu blog. O módulo do Google Reader mostra as notícias que são marcadas como Shared (compartilhadas). Isso é interessante para publicar apenas as notícias relevantes ao blog. Para quem usa Blogger, a instalação é automática.
Confira: Google Reader
ClustrMaps
Saber a origem dos visitantes pode ser uma boa ferramenta para gerenciar o foco dos posts de um blog. O ClustrMaps é um serviço que mostra, em um mapa-múndi, as localidades dos visitantes de seu blog. O mapa fica em uma versão miniaturizada no próprio blog, o que é bem bacana. O tamanho do ponto vermelho no mapa é proporcional aos visitantes daquela região do mundo.
Confira: ClustrMaps
BabelFish
O serviço de tradução do Yahoo! é uma opção interessante para quem quer disponibilizar seu blog para visitantes de outros países sem precisar se preocupar com teclar o conteúdo novamente. A tradução segue o estilo dos serviços automatizados, não funcionando bem com expressões de gíria e abreviações, mas dá para quebrar o galho.
Confira: BabelFish
BlogBlogs
Criação do mineiro Manoel Lemos, o BlogBlogs é um sistema de indexação de blogs, nos moldes do MyBlogLog (www.mybloglog.com) americano. Um ponto forte é a visualização dos usuários que estão acessando o blog naquele momento, desde que eles estejam cadastrados no BlogBlogs. O site do serviço também mostra os últimos posts nos blogs, além de um ranking dos diários virtuais.
Confira: BlogBlogs
Twitter
Os microblogs, como o Twitter, são excelentes para posts curtos e rápidos, menos elaborados que os de um blog normal. Mas é uma boa idéia mostrar no próprio blog as novidades do microblog. Para isso, o Twitter oferece um widget que pode ser embutido em um blog, bastando usar um código HTML curto. Há várias opções de visual do widget, com animações em Flash ou mais simplificados, com apenas o básico em HTML.
Confira: Twitter
Rec6
O site de notícias Rec6 permite a integração de blogs, com envio de posts de forma automatizada para votação pelos usuários do Rec6. O código HTML pode ser incluído facilmente no modelo de posts, para permitir que qualquer deles possa ser enviado ao Rec6.
Confira: Rec6
Flickr
Colocar um dos módulos do Flickr no blog é uma forma de mostrar aos visitantes as últimas fotos, o que pode ser bastante interessante em um diário de viagens, por exemplo. Os módulos ficam disponíveis na seção Ferramentas do Flickr e contam com várias opções de visual, além de configuração detalhada de cores para combinar com o estilo do blog. É possível também escolher quais fotos poderão aparecer no módulo, o que ajuda a separar as imagens apropriadas para o blog.
Confira: Flickr
0 comentários:
Postar um comentário