Tags:

Web of Trust - Acesse os sites rede com muito mais segurança

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Todo mundo sabe que para navegar na internet de maneira segura não é mais suficiente ter um bom anti-vírus no computador. Hoje em dia precisamos ir muito mais além, é preciso ter atenção também. E cuidado principalmente ao encontrar um site em uma pesquisa feita em sites de busca.

WOT é a sigla para Web of Trust, ou Rede de Confiança, que é exatamente a idéia por trás desse software: criar uma rede segura, onde os usuários possam saber, antes de acessar uma página, se ela é confiável ou não. O mais legal é que quem fornece essas informações são os próprios usuários. E quando você entra numa página perigosa, um sinal vermelho logo aparece.
O WOT funciona com os cinco principais browsers do mercado: o Internet Explorer, o FireFox, o Chrome, o Safari e o Opera. Depois de instalar o aplicativo no seu navegador, você será levado para uma página de boas vindas para configurar suas opções de segurança. Selecione leve, médio ou controle de pais, para customizar o seu programa. É possível escolher também uma versão para daltônicos, já que o WOT se comunicará com usuário principalmente através de cores.

Depois de instalado, tente acessar um site de busca qualquer, como o Google, Bing ou Yahoo. E aí, pequenos círculos coloridos vão aparecer ao lado de cada resultado. Os discos são de cinco cores, cada uma com um significado: verde escuro para uma segurança excelente, verde claro para boa, amarelo para insatisfatória, vermelho claro para má e vermelho escuro para péssima. As classificações são de quatro tipos: fidedignidade, confiabilidade, privacidade e segurança para crianças. A soma das avaliações do site dá o resultado final de quão seguro ele é.

Caso você entre em um endereço que não é considerado seguro pelo WOT, ele te dá a opção de cancelar a conexão. Mas você pode, também, ir ao fórum do WOT para ler os comentários de usuários sobre aquele página, além de estatisticas sobre malwares e outros problemas presentes nela. Você também pode dar suas próprias notas para a página visitada e ajudar a comunidade a ficar mais segura. Basta clicar no ícone e classificar cada um dos quesitos de acordo com a experiência que você teve no site.

WOT Confira: Wot

0 comentários:

Postar um comentário

Aqui é um espaço só pra vc que dedicou um tempinho seu pra nos prestigiar, aproveite para criticar, elogiar enfim ... obrigado e volte sempre.

  © Blog do Camelo 2007 - 2010 Todos os direitos reservados.

Contato|Topo