Tags:

Com8s - A educação infinitamente mais fácil

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ensinar não é nada fácil, ainda mais nos dias de hoje, com o crescimento da internet então pior ainda, eu acho que na época em que eu estudava (não é tão distante assim) as pessoas ainda davam um certo valor ao conhecimento, enfim, ao meu ver ensinar era muito mais fácil antes da propagação da internet.

Mas a internet não é a vilã disso tudo, claro que não, a internet veio para somar e poucos são os que usam ela como ferramenta fundamental para transmitir conhecimento, professores deveriam saber usar a internet a favor deles para que os alunos não tenham que adiquirir o conhecimento somente ali, na sala de aula.

O Com8s é uma rede colaborativa que reúne diversos aplicativos web em um único lugar. O nome, tão amigável e inovador quanto a sua proposta, é um trocadilho com a palavra inglesa "comates", que significa colegas.

O conceito do produto foi criado por professores e sócios que, através de estudos e vivências pessoais no meio acadêmico, identificaram uma oportunidade no desenvolvimento de soluções específicas para a área de educação. A nova ferramenta, disponibilizada gratuitamente pela internet, objetiva o aperfeiçoamento da comunicação entre estes educadores e estudantes, de maneira simples e prática, mesmo quando não estiverem presentes em sala de aula.

No Com8s, os usuários possuem dois ambientes virtuais: um individual, chamado I-space, que permite armazenar informações e dados pessoais, e outro compartilhado, o Co-space, onde é possível convidar outros colegas, formar grupos, intercambiar conteúdos e editar informações em tempo real. Desta forma, tanto o professor que utilizar este aplicativo, quanto seus alunos, poderão usufruir de inúmeras funcionalidades, como:

- Arquivos: espaço virtual de armazenamento, compartilhamento, download e upload de arquivos;

- Calendário: possibilita organizar e compartilhar compromissos em diferentes agendas;

- Discussões: através da ferramenta o usuário cria discussões de um determinado assunto ou tema entre os usuários;

- Reuniões: ferramenta onde o usuário se comunica com outro através de áudio ou vídeo conferencia;

- Mensagens: ferramenta que permite ao usuário receber e gerenciar mensagens com outros usuários;

- Formulário: permite a criação de provas, pesquisas, enquetes e formulários personalizados;

- Bate-papo: permite a troca de mensagens entre usuários em tempo real;

- Notícias: permite receber e organizar feeds RSS/Notícias.

O Com8s vai gerar grandes avanços na educação do país, ao otimizar a interação entre professores e alunos sem que haja necessidade de gastos com licenças, manutenção, instalação e atualização de softwares. É um jeito mais moderno de aprimorar e intensificar a relação entre estudantes e docentes,… é uma das ferramentas educacionais do futuro.

Apresentação Com8s from rafa schutz on Vimeo.



Confira: Com8s

1 comentários:

kbritovb 3 de março de 2010 às 17:13  

concordo com vc internet não pode ser vilã
muito legal essa iniciativa

Postar um comentário

Aqui é um espaço só pra vc que dedicou um tempinho seu pra nos prestigiar, aproveite para criticar, elogiar enfim ... obrigado e volte sempre.

  © Blog do Camelo 2007 - 2010 Todos os direitos reservados.

Contato|Topo