Tags:

ASUS quer inundar mercado com Linux

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

quinta-feira, 15 de maio de 2008


Ambiente gráfico "Splashtop", da Device VM, estará em breve em mais de um milhão de placas-mãe produzidas mensalmente pela empresa


Em Outubro de 2007 a ASUS, uma das maiores fabricantes de placas-mãe para computadores em todo o mundo, fez barulho no mercado ao anunciar um novo modelo de placa que trazia um ambiente desktop Linux embarcado.

Produzido pela norte-americana Device VM, o "Splashtop", rebatizado pela ASUS como "Express Gate", permite acesso instantâneao às ferramentas básicas de produtividade moderna, como navegador, cliente de e-mail e mensagens instantâneas e Skype, assim que a máquina é ligada. Enquanto isso, o sistema operacional principal da máquina (Windows, por exemplo) é carregado em segundo plano, e o usuário pode alternar entre os sistemas quando quiser.

A intenção do Splashtop não é substituir o sistema operacional padrão do computador (embora seja fácil ver uso para este recurso em PCs para Cybercafés, por exemplo), mas sim oferecer ao usuário acesso rápido à internet e a suas informações mais importantes. O software foi bastante elogiado pela imprensa especializada, graças à sua agilidade e facilidade de uso.

Agora, a ASUS pretende expandir a disponibilidade deste recurso. Originalmente encontrado apenas em placas "high-end", como a P5E3 Deluxe/WiFi-AP, o Splashtop/Express Gate agora também será incluído em modelos mais baratos, como as placas da série P5Q, entre elas a P5Q Deluxe, P5Q-WS, P5Q3 Deluxe e P5Q-E. Em breve, a ASUS pretende incluir o recurso em todos os modelos de placa-mãe que produz, num total de mais de um milhão de unidades por mês.

Segundo representantes, a ASUS tem planos para lançar várias "placas-mãe, desktops e laptops equipados com o sistema da Device VM ao longo de 2008. Analistas de mercado já acompanham os planos da empresa com atenção: este pode ser o início da adoção em larga escala do Linux no Desktop.


0 comentários:

Postar um comentário

Aqui é um espaço só pra vc que dedicou um tempinho seu pra nos prestigiar, aproveite para criticar, elogiar enfim ... obrigado e volte sempre.

  © Blog do Camelo 2007 - 2010 Todos os direitos reservados.

Contato|Topo