Tags:

Jogando no navegador - Extensão traz 2.500 jogos do Nintendinho para dentro do Firefox, gratuitamente

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Um dos principais atrativos do Firefox é seu sistema de extensões, que permite a desenvolvedores de todo o mundo criar com relativa facilidade programinhas que ampliam as funções do navegador. Há extensões das mais variadas, de úteis bloqueadores de propaganda (AdBlock) e funções extras para o GMail (Better GMail 2) até as mais "inúteis", como uma que coloca "olhos" na barra no navegador que seguem o ponteiro do mouse.

Mas um grupo de desenvolvedores argentinos criou uma extensão que, se não adiciona um recurso indispensável ao Firefox, é irresistível, pelo menos para quem gosta de videogames e está na casa dos 30 anos: a FireNES permite jogar, dentro do Firefox, mais de 2.500 jogos do "Nintendinho" (NES - Nintendo Entertainment System), console de 8 Bits da Nintendo que foi "febre" nos EUA na década de 80 (e no Brasil na de 90) e responsável pelo "renascimento" da indústria dos videogames.

A extensão, gratuita, tem apenas 15 KB. Uma vez instalada, ela adiciona uma barra lateral (Sidebar) ao navegador, com uma lista dos jogos. Basta dar dois cliques no jogo para começar a rodar, quase que instantâneamente. O FireNES baixa o emulador (vNES, em Java) e a ROM correspondente ao jogo "sob demanda", portanto não é necessário se preocupar em instalar ou configurar nada.


Está tudo lá: Mario (todos os três), Contra, Metroid, Gradius, Kirby, Ninja Gaiden, Double Dragon e tantos outros games que fizeram nossa alegria durante férias, fins de semana e madrugadas afora. Na maioria dos casos o jogo roda perfeitamente, embora alguns título possam apresentar "bugs" nos gráficos e som. Nesses casos, há uma opção para avisar os desenvolvedores sobre o problema.


Por ser escrito em Java o emulador é um tanto pesado, mas deve rodar bem em qualquer micro com um processador de 1 GHz ou mais e pelo menos 512 MB de RAM. Algumas opções podem ser configuradas para melhorar o desempenho, como reduzir a qualidade do som para Mono e desativar o filtro que dá aparência de "TV" às imagens. Mas, no geral, o desempenho é mais que suficiente. Os controles são via teclado: setas para mover o personagem, z e x como os botões A e B e Enter como Start.


Instale já FireNES e relembre os bons momentos de sua infância. Mas tenha cuidado: o tempo voa, e pode ser que seu chefe não compartilhe de sua empolgação ao derrotar o último "boss" de "Tartarugas Ninja II".


Fonte: IGTecnologia



0 comentários:

Postar um comentário

Aqui é um espaço só pra vc que dedicou um tempinho seu pra nos prestigiar, aproveite para criticar, elogiar enfim ... obrigado e volte sempre.

  © Blog do Camelo 2007 - 2010 Todos os direitos reservados.

Contato|Topo