Tags:

Depoimentos sobre racismo são reunidos em projeto da Secretaria Estadual de Cultura

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

sexta-feira, 30 de maio de 2008

"No meu primeiro dia de aula, fui apelidado de macaco. Vi-me então frente ao terror. A expressão macaco era proferida pelos meus 'colegas' em tom agressivo, quase uma declaração de guerra. Havia algo em meu corpo que não era aceito naturalmente pelos outros (...). Todavia, notei que tal sensação desagradável não era sentida por um amigo meu, meu vizinho, que era branco e que tinha uma outra recepção na escola. Compreendi, então, que havia a cor da pele, ou melhor, as cores de pele. Conforme a cor, conforme o tratamento."

O depoimento acima é um dos que foram enviados ao projeto "Racismo - Se Você Não Fala, Quem Vai Falar?", uma iniciativa da Secretaria de Estado de São Paulo para marcar os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil.

Até o dia 20 de novembro, as pessoas poderão enviar pela internet ou depositar em urnas espalhadas por todo o Estado depoimentos sobre o racismo no país. "É uma oportunidade de ver o problema de uma forma artística, e não simplesmente estatística", explica o secretário estadual de Cultura, João Sayad.

A maior parte dos relatos, acredita Sayad, será enviada pela internet, por meio do site 120 Cartas. "Criamos as urnas porque, infelizmente, muitas pessoas não têm acesso à internet", explica.

No total, serão mais de mil urnas em todo o Estado. Os relatos começaram a ser recebidos no último 13 de maio, dia da abolição da escravatura. O concurso só termina em 20 de novembro, dia da consciência negra.

Um livro, a ser publicado ainda este ano, vai reunir os 120 melhores depoimentos. "Não serão os melhores no sentido literário, mas os que melhor expressam o racismo", ressalta Sayad.

"Queremos saber como as pessoas conceituam o problema. As cartas são a oportunidade", completa. A idéia, conta, foi inspirada em um projeto semelhante realizado na Colômbia. A diferença é que, lá, o tema não foi racismo.


Para ler mais: 120 cartas

0 comentários:

Postar um comentário

Aqui é um espaço só pra vc que dedicou um tempinho seu pra nos prestigiar, aproveite para criticar, elogiar enfim ... obrigado e volte sempre.

  © Blog do Camelo 2007 - 2010 Todos os direitos reservados.

Contato|Topo