Tags:

Em vídeos na internet, celulares fazem milho virar pipoca; especialista contesta

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

terça-feira, 10 de junho de 2008


Em tempos de discussão sobre os efeitos da radiação do celular sobre a saúde, surgiram no YouTube vídeos em que pessoas "preparam" pipoca sem microondas ou panela --usando apenas telefones. Nos filmes, elas supostamente utilizam quatro celulares para fazer o milho estourar.


Para isso, elas apenas ligam para os celulares e fazem com que os aparelhos toquem. Entretanto, um especialista contesta o truque e diz que substituir o microondas pelo telefone para preparar pipoca não é fisicamente possível.

Segundo Louis Bloomfield, professor de física da Universidade de Virginia (EUA), o microondas esquenta a água contida dentro do milho, até que ela se torne vapor, fazendo com que o grão estoure. Caso processo semelhante ocorresse quando um usuário faz uma ligação por celular, ocorreria o mesmo com a água presente nos dedos.

"Doeria demais", afirmou Bloomfield ao site da revista "Wired". "Telefones celulares provavelmente aquecem seus tecidos, mas estudos indicam que não é algo prejudicial". Ele também negou que o efeito de vibrações harmônicas pudessem fazer a pipoca estourar.


"Fazer o telefone tocar não ajuda porque eles estão gerando interferências um com o outro, enquanto recebem um sinal --não estão transmitindo [o sinal]. Além disso, apesar de ser possível aquecer utilizando o som, isso não pode acontecer nesse caso por causa do baixo volume do telefone", afirma. "Seria como unir cantores de ópera para cantar e tentar a pipoca estourar".

Para resolver o mistério, o especialistas sugeriu à "Wired" que o truque é causado por edições de vídeo ou algum equipamento escondido. A revista levanta a possibilidade de os filmes serem parte de uma campanha de marketing viral, em que marcas, empresas e pessoas usam o compartilhamento e envio de conteúdo pela internet para se promover.

Desde que foi postado no site, no dia 29 de maio, um dos vídeos já recebeu mais de 753 mil acessos. Outro, no ar desde o dia anterior, já foi acessado mais de 354 mil vezes.

Fonte: FolhaOnline

0 comentários:

Postar um comentário

Aqui é um espaço só pra vc que dedicou um tempinho seu pra nos prestigiar, aproveite para criticar, elogiar enfim ... obrigado e volte sempre.

  © Blog do Camelo 2007 - 2010 Todos os direitos reservados.

Contato|Topo